Tenha um Blog de sucesso!

Business_Success

Para criar um blog é preciso mais que uma idéia na cabeça e um computador nas mão. Muitos outros fatores fazem a grande diferença para se alcançar o sucesso com seu blog. Vejamos algumas dicas muito importantes, que além de fazer com que você ganhe mais visitas, irão aumentar a rentabilidade do seu blog

Aprenda a administrar bem o seu Tempo
O conteúdo é a coisa mais importante do seu blog! Escreva artigos de qualidade, anexe imagens e vídeos sempre que possível, pois é agradável ler um artigo e ver um vídeo ou foto relacionado. Artigos mal feitos podem até atrair visitantes, mas é quase certo que não retornarão. Isso vai dificultar que você consiga links de outros blogs e sites de qualidade, que por sinal são parte da estratégia de SEO.
Cerca de 70 a 80% do seu tempo dedicado ao blog você deve gastar produzindo conteúdo e procure sempre produzir conteúdo de qualidade. Fique antenado nos assuntos que estão em alta, assuntos polêmicos e principalmente de interesse do seu público alvo. Um blog que trata sobre maquiagem não pode postar um artigo falando sobre a corrida aeroespacial, certo? O restante do tempo passe tentando melhorar o seu blog, sua usabilidade ou SEO do blog.
Não procure pensar em como concorrer com os blogs grandes do mercado, pois será difícil vencer alguns concorrentes, mas com um pouco de criatividade é sim possível fazer o seu blog aparecer nas pesquisas dos buscadores. Capriche na descrição do seu blog, escolha bem as keywords (palavras-chave), para isso você pode usar http://www.google.com/insights/search/ Google Insights. Uma boa description, relevante, pode te surpreender. Muitos dos sites famosos, ou melhor, a grande maioria, só está na primeira página dos buscadores devido ao peso de sua marca e acredite é possível passar até o Wikipedia nas buscas e para isso é necessário só um pouco de paciência e estudo das técnicas de otimização
Nunca se canse de otimizar o seu conteúdo
Quando postar um artigo, não o deixe esquecido! Conteúdo é tudo num blog! A re-otimização do seu artigo lhe trará, sem dúvidas, uma grande vantagem frente a seus concorrentes. Para fazer isso basta você usar o
http://www.google.com/analytics/ Google Analytics e verificar quais as palavras-chave de entrada do seu blog e principalmente quais as principais landing pages (páginas por onde as pessoas entram no seu site, nem sempre as pessoas entram pela página principal do blog e suas respectivas palavras-chave de entrada dos seus principais artigos, tendo tudo isto detectado basta você reotimizá-lo. Faça um teste com um artigo, faça a escolha, re-otimize seu conteúdo e faça um acompanhamento da evolução do posicionamento da(s) sua(s) palavra(s)-chave, você verá como a re-otimização de conteúdo será um fator chave no sucesso do seu blog.
Acompanhe e analise Seu Desempenho
Existem inúmeras ferramentas grátis para a análise de dados e muitos plugins para WordPress também, eu uso o Analytics. Através da análise dos dados fornecidos pelo
http://www.google.com/analytics/ Google Analytics você pode identificar diversos fatores que influenciam diretamente o desempenho do seu blog, como por exemplo: posts mais lidos, as palavras-chave de entrada no seu blog, entre muitos outros dados importantes
Trace Objetivos
Depois da parte difícil, que é escolher um domínio, um nome, escolher a plataforma, otimizá-lo e tudo que é necessário para fazer um blog, trace objetivos de visitas, de leitores. Objetivos são uma maneira de fazer você se focar e não se perder nem desanimar no caminho, mas não seja muito ambicioso.
O começo é a parte mais difícil, pois nem sempre os resultados aparecem nos primeiros meses, mas lembre-se que seu blog é uma maneira de você se expressar de compartilhar informações, experiências e não somente para lucrar, com um trabalho árduo e bem feito é possível conseguir bons resultados nos buscadores e um número razoável de leitores do seu blog em aproximadamente 2 meses e meio, razoável entende-se por um ou outro artigo na primeira página dos buscadores e 300 a 500 visitantes diários.
SEO ajuda, mas não é tudo
Não basta ter um bom blog com bom conteúdo e otimizado se você não divulga seu blog. Siga essas dicas básicas:
Conheça a concorrência, os blogs relacionados ao mesmo assunto que seu, participe desses blogs deixe comentários, vote, discuta, com isso você estará ali marcando presença. Mande e-mails para o autor do blog, mas não pedindo links, guest posts, ou algo do tipo. Estabeleça uma amizade antes de querer algum favor ou ajuda.
Espionar e copiar fazem parte do negócio, não leia por ler um artigo ou comente para conseguir algo em troca, estude o que funciona para o seus concorrentes. Quais posts e quais assuntos atraem o maior número de leitores e geram discussões, anote as idéias que surgirem.
Mantenha um bom relacionamento com seus concorrentes, faça links para matérias deles que completem as suas, mas não vá fazer a besteira de fazer link farm pois links recíprocos pode, mas tem limite!
Não tenha medo de tratar dos mesmos assuntos que sua concorrência, mas lembre-se de Fazer Diferente. Se surge um assunto em alta não perca tempo e escreva sobre ele, traga informações aos seus leitores que eles serão “fiéis”, mesmo que não seja em primeira mão
As melhores dicas para aumentar suas visitas
Mesmo com um conteúdo de qualidade e otimizado, isso não é suficiente se os leitores não chegam até ele. Queria dar uma fórmula mágica para conseguir tráfego para o seu blog, mas ela não existe. Abaixo relaciono 10 dicas que irão te ajudar nesta tarefa
Escreva sobre assuntos do momento, destaques, algo que você viu e ninguém reparou por exemplo.
Não tenha medo de compartilhar seus conhecimentos.
Escreva artigos com bastante informação mas evite textos muito complexos, seja objetivo.
Faça seu leitor fazer parte do blog, com enquetes, votações, sugestões de assuntos entre outros
Sempre responda os comentários dos seu leitores.
Entrevistas ou guest posts de experts da área são uma forma interessante de atrair o seu público específico.
Faça parte da blogosfera ligada ao seu nicho, participe de fórums, de outros blogs, marque presença isso irá atrair visitantes para o seu blog.
Escreva sobre assuntos controversos, que gerem discórdia, esses assuntos sempre trazem visitantes, mas seja coerente não vá tratar sobre o aborto em um blog de tecnologia.
Artigos muito grandes são cansativos de se ler, por isso divida em partes Artigo parte I, Artigo parte II, esse tipo de abordagem faz com que o leitor fique ansioso para ler a continuação e com certeza ele irá retornar ao blog.
Como ganhar dinheiro com seu blog
Depois que você tenha atingido seus objetivos, aumentado suas visitas, aprendido a fazer diferente, já sabe administrar o seu tempo, como re-otimizar seu conteúdo, já conhece bem a plataforma que utiliza, já sabe como analisar seu desempenho, vamos ao ponto onde todos os blogueiros querem chegar: fazer sucesso e se manter no topo é o mais difícil.
A monetização de um blog (ganhar dinheiro com um blog) tem de ser um processo gradual e cuidadoso e só deve passar a fazer parte de suas metas após já ter conseguido leitores fiéis e conteúdo de qualidade. Vou citar algumas formas de monetização que podem ser utilizadas no seu blog.
Para obter sucesso com o seu blog e ganhar dinheiro um bom nome do domínio é ideal, afinal é mais atrativo e fazer sua marca um blog sem um seusite.wordprerss.com ou seusite.blogspot.com.br, pequenos investimentos são sempre necessários.
Faça posts patrocinados, existe uma certa polêmica quanto a isso na blogosfera, cada um faz o que acha melhor, se você quer fazer dinheiro com o seu blog porque não?
Abra espaço para colaboradores, conteúdo de outras pessoas são um atrativo a mais para o seu blog. Pois serão com certeza um diferencial, e são quase essenciais para um blog ter sucesso, afinal nem sempre temos tempo suficiente para escrever artigos no blog.

Boa sorte !

0 comentários:

Postar um comentário

*Este blog não é uma democracia, se você escrever besteira, não terá seu comentário aprovado.

*Se quiser criticar, seja educado e talvez terá seu comentário aprovado.


Depois de ler as regras, deixe a sua opinião sobre este Post!