Theo Jansen, Quem É, Oque Faz, Criaturas


Theo Jansen desenvolve, desde 1990, monstruosas criaturas que, através da energia cinética, se locomovem livremente. As esculturas, inclusive, já são capazes de perceber obstáculos perigosos à sobrevivência, tais como o oceano e grandes tempestades.
Sem pólen ou sementes, mas tubos amarelos de plástico (os mais baratos na Holanda por que lá é obrigatório isolar os cabos de eletricidade com esses tubos em qualquer construção) são o material básico dessa nova natureza. Ele cria esqueletos que podem caminhar usando a força do vento e que não necessitam comer.

Com o tempo, esses esqueletos tem se tornado cada vez melhores na capacidade de sobreviver tormentas, água e eventualmente eles serão colocados na natureza, em bandos e em praias para que “vivam” suas próprias “vidas”.

O projeto é muito interessante e se for possível, será como adicionar uma nova forma de vida na terra, que participará ativamente dos processos naturais, absorvendo e gastando energia, movimentando os grãos de areias. A influência dessa criação pode ser nula, ou não. Imaginando o caso(absurdo) de que todos os seres vivos fossem eliminados de existir pela queda de um cometa X carregado de alguma substância extremamente tóxica que elimina toda e qualquer forma de vida orgânica no planeta, essas criações seriam o mais próximo de vida que restaria.

0 comentários:

Postar um comentário

*Este blog não é uma democracia, se você escrever besteira, não terá seu comentário aprovado.

*Se quiser criticar, seja educado e talvez terá seu comentário aprovado.


Depois de ler as regras, deixe a sua opinião sobre este Post!