Como Fazer a Dieta Dukan

fita-metrica

A cada dia mais pessoas sofrem para lutar contra o peso - afinal, são tantas opções de alimentos saborosos e que possuem altas taxas de gordura, sódio a açúcar que fica difícil resistir.

frutasAlém disso, dietas mirabolantes que prometem fazer a pessoa perder 10 quilos em um mês não falta por aí, fazendo com que muitos entrem no chamado “efeito sanfona” que é extremamente prejudicial para a saúde.

A solução para a maioria dos casos é a reeducação alimentar aliada a exercícios físicos, que apresenta resultados duradouros.dieta-dukan

Esse é o foco da dieta Dukan, que é dieta mais falada do momento e possui entre suas adeptas várias celebridades que garantem que alcançaram o corpo dos sonhos com a ajuda da dieta Dukan.

Esta dieta é também conhecida como dieta francesa ou dieta protal. A origem do nome vem de seu criador, o médico francês Dr. Pierre Dukan.

O objetivo da dieta Dukan é auxiliar na pesa de peso de forma progressiva e mantendo a saúde, pois não proíbe alimentos em longo prazo, apenas durante a duração da dieta. Para isso, a dieta é composta de 4 etapas.

As duas primeiras etapas possuem duração variável de acordo com o objetivo pretendido. Por exemplo, se a pessoa desejar perder menos de 10 quilos o ideal é fazer com duração de 3 dias, agora se o objetivo é perder mais de 10 quilos o ideal é fazer com duração de 5 dias.

Fase 1 (Fase das proteínas puras ou PP)

Nesta fase os alimentos permitidos são alimentos ricos em proteína tais como carne de vaca, vitela, carne de aves (sem pele. Patos e gansos não podem ser consumidos), fiambre light, ovos, tofu, presunto, peixes e mariscos e laticínios magros.

Esses alimentos podem ser consumidos em qualquer quantidade, desde que não contenham gordura em seu preparo, ou seja, consuma os alimentos grelhados ou cozidos, ou ainda feitos no vapor.

Fase 2 (Fase da alternância de proteínas ou PL)

Nesta fase são permitidos além de todos os alimentos consumidos na fase 1, legumes e alimentos tais como tomate, pepino, rabanete, aipo, espinafre, alface, acelga, berinjela, pimentão e erva-doce.

No entanto alguns alimentos não podem ser consumidos durante esta etapa, como batatas, arroz, milho, leguminosas e abacate.

Fase 3 (Fase da Transição)

A duração da etapa de transição depende da quantidade de quilos perdidos durante as duas primeiras etapas, sendo que usa como unidade base de medida 10 dias. Por exemplo, se você perdeu 4 quilos nas duas primeiras etapas deve multiplicar este valor por 10 (quantidade de dias). O resultado será 40, ou seja, esta etapa terá duração de quarenta dias.

dieta - 1

Os alimentos que podem ser consumidos são: carnes brancas, ovos, peixes e mariscos, laticínios magros, legumes cozidos e crus, pão integral (restrito a apenas duas fatias por dia) e frutas também são permitidas, mas apenas uma por dia. Evite bananas, uvas e cerejas.

Duas refeições por semana você pode comer alimentos como massas, arroz, batatas e leguminosas. Mas observe que são apenas duas refeições, ou seja, não são dois dias em que tais alimentos poderão ser consumidos ao longo do dia.

Para evitar cair em tentação, faça essa refeição aos sábados, pois são dias em que geralmente o barzinho ou restaurante podem colocar a dieta a perder.

Etapa 4 (Fase da Consolidação e Estabilização)

Esta etapa é bastante duradoura e extremamente importante, pois evita o indesejado efeito sanfona. Nesta fase é necessário consumir 3 colheres de sopa de farelo de trigo e três de farelo de aveia.

Além disso, uma vez por semana é necessário consumir somente alimentos protéicos.

Embora a dieta priorize o consumo de determinados alimentos em certas fases, este tempo de restrição é curto e logo é substituído por uma fase em que todos os grupos de alimentos são permitidos.

Outro ponto que torna esta dieta bastante procurada é que ela se preocupa em manter os resultados obtidos no período da dieta.

No entanto, antes de começar qualquer programa alimentar consulte sempre seu médico.

2 comentários:

  1. boa tarde gostaria de saber a duração da fase nº 2 que não encontro informação no site sobre isso. obrigada aguardo resposta. Angela

    ResponderExcluir
  2. Olá, Obrigado pelo comentario...
    Então, a dieta Dukan não da um numero exato de dias da faze um e dois, e de acordo com alguns textos de saude publica, não é aconselhavel perder mais de cinco quilos por semana, categorizando anorexia...
    Então o mais correto a fazer seria perder dois quilos por semana, dois quilos na primeira faze (durando uma semana), mais dois quilos na segunda faze (mais uma semana) e na terceira faze, fazer oque a dieta pede, que é:
    A duração da etapa de transição depende da quantidade de quilos perdidos durante as duas primeiras etapas, sendo que usa como unidade base de medida 10 dias. Por exemplo, se você perdeu 4 quilos nas duas primeiras etapas deve multiplicar este valor por 10...
    Ou seja, se perder duas semanas nas duas primeiras etapas, multiplique 14(dias) por 10, e siga o resto da receita para a dieta...
    Espero que de certo, boa sorte =D

    ResponderExcluir

*Este blog não é uma democracia, se você escrever besteira, não terá seu comentário aprovado.

*Se quiser criticar, seja educado e talvez terá seu comentário aprovado.


Depois de ler as regras, deixe a sua opinião sobre este Post!